De acordo com as ideias expostas por José Armando Valente, a utilização do computador para a resolução de problemas, vem facultar ao aluno uma melhor aprendizagem.
Quanto ao docente deve adaptar adequadamente os seus instrumentos, tal como a utilização das novas tecnologias, para que desta forma a aquisição de conhecimentos seja efectuada com maior aptidão. Como sabemos, educar é conceber mecanismos que absorvam e alterem os actos e atitudes do que está à nossa volta, daí que com a utilização do computador, a aprendizagem do aluno será executada mais rápida e eficazmente, pois só assim ele terá desafios apropriados para tentar resolver.
A competência e a habilidade do aluno, juntamente com a utilização do computador, a nível de contexto de sala de aula, bem como extra sala, será muito útil para executar um melhor aprendizado, pois com a utilização do computador, o aluno tem a possibilidade de executar múltiplas tarefas que não lhe seria possível realizar sem o computador. Ao estarmos convictos de que o computador tem um importante papel na educação, podemos encontrar na informática um agente facilitador do ensino-aprendizagem e mais precisamente no uso de softwares educativos. Contudo, é importante frisar que o software educativo não deve ser tomado como algo que é independente da orientação de professores e/ou tutores, dentro de um contexto educacional propício e inovador.
Por exemplo, ao utilizar as teorias construtivistas e sócio-interacionistas, onde o aluno é convidado a ser sujeito da sua própria aprendizagem, construindo seu conhecimento através da sua relação com o meio, o software educativo não é o centro das atenções. Neste contexto é apenas um “parceiro intelectual do aluno [que estimula] o pensamento crítico e aprendizagem de ordem superior” (Jonassen, 2007).
Contudo, por outro lado, o computador pode não ser visto como resolução de problemas, uma vez que com a sua utilização, o aluno não tem necessidade de empregar tanto raciocínio, pois muitas vezes o computador apresenta múltiplas respostas e dessa forma, cabe ao aluno apenas escolher uma entre as propostas oferecidas, ao contrário, sem a utilização do computador, a capacidade de raciocínio do aluno teria de ser maior para tentar descobrir a resposta correcta.
Olá. É necessário apresentar as referências desta informação.
ResponderEliminar