Até que ponto os Programas de Instrução Programada são pedagógicos?
Os programas de instrução programada surgiram no início dos anos 60 nos Estados Unidos da América, designados por CAI (computer-aided instruction), através dos quais pretendia-se revolucionar o conceito de educação. A ideia do ensino através da utilização do computador proporcionou uma nova abordagem na qual, este é utilizado como uma ferramenta educacional, ao invés de ser meramente uma "máquina de ensinar".
No mundo actual, no qual a informação e os factos estão em constante mudança, o computador na educação revela-se ser uma preciosa ajuda, ensinando os alunos a procurar, seleccionar informação, resolução de problemas e aprender de forma autónoma, criando assim condições para uma aprendizagem.
O computador, enquanto ferramenta de ensino, através de programas tutoriais, não substituirá o papel do professor?
A aprendizagem através de programas tutoriais proporciona inúmeras vantangens, pois estes apresentam características muito apelativas aos alunos como: animação, som e manutenção e controle do aprendiz para além do facto de permitirem a introdução do computador na escola, sem que isto provoque grandes mudanças. No entando e segundo José Armando Valente, surgem dois problemas com os sistemas tutoriais inteligentes, o primeiro é que a intervenção do sistema no processo de aprendizagem é superficial, ainda é muito difícil implementar na máquina as característica de um "bom professor", e o outro é o tamanho dos programas e recursos computacionais que estes requerem, que é muito grande.
Referências Bibliográficas
Os programas de instrução programada surgiram no início dos anos 60 nos Estados Unidos da América, designados por CAI (computer-aided instruction), através dos quais pretendia-se revolucionar o conceito de educação. A ideia do ensino através da utilização do computador proporcionou uma nova abordagem na qual, este é utilizado como uma ferramenta educacional, ao invés de ser meramente uma "máquina de ensinar".
No mundo actual, no qual a informação e os factos estão em constante mudança, o computador na educação revela-se ser uma preciosa ajuda, ensinando os alunos a procurar, seleccionar informação, resolução de problemas e aprender de forma autónoma, criando assim condições para uma aprendizagem.
O computador, enquanto ferramenta de ensino, através de programas tutoriais, não substituirá o papel do professor?
A aprendizagem através de programas tutoriais proporciona inúmeras vantangens, pois estes apresentam características muito apelativas aos alunos como: animação, som e manutenção e controle do aprendiz para além do facto de permitirem a introdução do computador na escola, sem que isto provoque grandes mudanças. No entando e segundo José Armando Valente, surgem dois problemas com os sistemas tutoriais inteligentes, o primeiro é que a intervenção do sistema no processo de aprendizagem é superficial, ainda é muito difícil implementar na máquina as característica de um "bom professor", e o outro é o tamanho dos programas e recursos computacionais que estes requerem, que é muito grande.
Referências Bibliográficas
VALENTE, José Armando, "Diferentes Usos do Computador na Educação",2000
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