segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Até que ponto os Programas de Instrução Programada são pedagógicos?

Os programas de instrução programada surgiram no início dos anos 60 nos Estados Unidos da América, designados por CAI (computer-aided instruction), através dos quais pretendia-se revolucionar o conceito de educação. A ideia do ensino através da utilização do computador proporcionou uma nova abordagem na qual, este é utilizado como uma ferramenta educacional, ao invés de ser meramente uma "máquina de ensinar".
No mundo actual, no qual a informação e os factos estão em constante mudança, o computador na educação revela-se ser uma preciosa ajuda, ensinando os alunos a procurar, seleccionar informação, resolução de problemas e aprender de forma autónoma, criando assim condições para uma aprendizagem.


O computador, enquanto ferramenta de ensino, através de programas tutoriais, não substituirá o papel do professor?

A aprendizagem através de programas tutoriais proporciona inúmeras vantangens, pois estes apresentam características muito apelativas aos alunos como: animação, som e manutenção e controle do aprendiz para além do facto de permitirem a introdução do computador na escola, sem que isto provoque grandes mudanças. No entando e segundo José Armando Valente, surgem dois problemas com os sistemas tutoriais inteligentes, o primeiro é que a intervenção do sistema no processo de aprendizagem é superficial, ainda é muito difícil implementar na máquina as característica de um "bom professor", e o outro é o tamanho dos programas e recursos computacionais que estes requerem, que é muito grande.

Referências Bibliográficas
VALENTE, José Armando, "Diferentes Usos do Computador na Educação",2000

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