segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

SCRATCH

SCRATCH

O termo Scratch provém da técnica de scratching utilizada pelos discos-jockeys do Hip-Hop que giram os discos de vinil com as suas mãos para a frente e para trás de modo a fazer misturas musicais de forma original. Com o Scratch é possível fazer algo de semelhante, misturando diferentes tipos de clipes de media (gráficos, fotos, músicas, sons) de forma criativas.
Scratch é uma nova linguagem de programação desenvolvida pelo Lifelong Kindergarten Group no MIT Media Lab, com o apoio financeiro da National Science Foundation, Microsoft, Intel Foundation, Nokia, PT Comunicações e consórcios de investigação do MIT Media Lab., coordenada por Mitchel Resnick.
Este software foi inspirado no Logo, que possibilita a criação de histórias interactivas, animações, simulações, jogos e músicas, e a partilha dessas criações na Web. Este foi projectado com a aprendizagem e educação em mente, onde as crianças e jovens desenvolvem um projecto importante, expandem habilidades para resolver problemas, aprendem a pensar criativamente, de forma sistemática, e a trabalharem de forma colaborativa. Permite exercitar a criatividade e o raciocínio científico, lógico e matemático, ao disponibilizar ferramentas de programação informática simplificadas, com base nas quais podem ser desenvolvidos projectos. Os projectos são desenvolvidos offline através de uma aplicação e posteriormente na Web podem aprender e tirar dúvidas com a comunidade de utilizadores.
O Scratch pode ser usado em várias configurações diferentes, tais como, escolas, museus, centros comunitários e lares. Destina-se especialmente para crianças e jovens dos 8 aos 16 anos de idade, mas crianças menores podem trabalhar em projectos Scratch com os seus pais ou irmãos mais velhos. Este software permite desenvolver em crianças do 1º ciclo, competências de forma interactiva e lúdica, constituindo por isso um poderoso contributo para o desenvolvimento educacional das novas gerações suportado no acesso a novas tecnologias. Estudantes universitários podem, igualmente, usar o Scratch em algumas aulas introdutórias do curso de Informática. Na educaçao podem usar o Scracth como demonstração na perpsectiva construcionista da aprendizagem.
Os procedimentos ou scripts são criados empilhando-se comandos que se apresentam na forma de blocos. No aplicativo Scratch, programamos juntando blocos de comandos por uma lógica fácil de ser entendida, como se fossem peças de Lego.
Os projectos Scratch são baseados em objectos gráficos chamados sprites. Pode-se mudar a aparência de um sprite, dando-lhe um novo traje, fazendo-o parecer-se com uma pessoa, um objecto ou até mesmo um animal. Pode-se, também, usar qualquer imagem como traje: desenhá-la no "Editor de Desenho", importar uma imagem do disco rígido, ou arrastar uma imagem a partir de um site.
Podemos dar instruções a um sprite, indicando-lhe que se mova, reproduza música ou reaja a outros sprites. Para isso basta criar sequências de comandos, arrastando-os e encaixando-os em blocos, tal como se fossem peças de Lego ou de um puzzle. Quando lhe clicamos duas vezes (duplo-clique), o Scratch executa os comandos a partir do topo dos blocos para o final.
Os seus principais objectivos são:

• Iniciar a exploração da linguagem de programação;
• Reflectir sobre as potencialidades educativas deste tipo de aplicações;
• Identificar ideias e conceitos matemáticos susceptíveis de serem trabalhados com os alunos decorrentes dos projectos por eles realizados.

Fonte: http://kids.sapo.pt/scratch/

Sem comentários:

Enviar um comentário