segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Scratch

Scratch é uma nova linguagem de programação elaborada no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. É ideal para as pessoas que estão a iniciar-se em programação e foi criado com a intenção de ajudar pessoas com mais de oito anos, a aprender conceitos matemáticos e computacionais, podendo criar histórias, jogos entre outras coisas, que permitem o desenvolvimento da imaginação.
A construção de programas é através da montagem de blocos, utilizando uma sintaxe comum a muitas linguagens de programação. Cada bloco da linguagem tem um comando separado, que caso assim o deseje pode ser agrupado livremente.
Qualquer pessoa tem acesso livre ao scratch, e poderá fazer o download gratuitamente.
O SAPOScratch trata-se de um programa educacional, que permite desenvolver a criatividade e o raciocínio científico, lógico e matemático, através da elaboração de projectos. Estes projectos são elaborados offline e depois partilhados no site.
No site http://kids.sapo.pt/scratch/ encontra-se vários exemplos de projectos elaborados por pessoas de diversas idades e alusivos a temas diversificados.
Este tipo de actividade é útil para utilizar com as crianças a partir do 1ºano do Ensino Básico, com uma vigilância do professor. Mas para tal, este terá de ter um controlo do programa, isto é, saber elaborar e desmontar os projectos para poder ajudar os alunos em qualquer tipo de questão que poderá ocorrer. Depois de realizado o projecto é possível publicá-lo, o que leva a que a criança tenha o sentido de responsabilidade ao realizar o projecto, porque permitirá que outras pessoas tenham acesso a tal programa e, se for o caso, aprendam ou compreendam melhor algum tema.
Deste modo, este programa Scratch é um meio de aprendizagem construcionista mas, também, instrucionista, uma vez que é baseado na realização de acções concretas, por meio de um computador, conseguindo atingir um resultado que é a transmissão de informação ao aluno.

Sem comentários:

Enviar um comentário