segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

1. O quê propõe Papert no novo paradigma construcionista ?



Os primeiros anos do processo de integração dos computadores nas escolas ficaram muito marcados pela utilização de diversos programas informáticos de instrução programada, que se pensava, iriam melhorar a eficácia do acto de ensinar e que durante algum tempo resultou na popularização do chamado “ensino assistido por computador” (EAC) ou "computer-aided instruction"(CAI) Chegou a pensar-se que com a implementação dos computadores este material de instrução poderia passar a ser apresentado com grande flexibilidade funcionando quase como um substituto do professor ou como algo que potenciaria a sua capacidade de ensinar.
Contrariamente a tudo isto a perspectiva de Papert apontava para a criação de uma ferramenta que, entregue aos aprendizes, potenciasse as suas possibilidades de aprender, e de aprender para além do currículo.
Papert insiste na constatação de que as crianças, quando nascem, já são peritas em aprender e em adaptarem-se ao mundo para onde vieram. Há muito tempo que os construtivistas, como Papert, vêm reclamando a natureza activa da cognição e tornando clara a inexistência de um vínculo de causalidade entre o ensino e a aprendizagem.
Esta ideia, não contradizendo a pertinência da transmissão de informação, descarta a hipótese da transmissão de conhecimento, uma vez que o conhecimento é algo pessoal, construído pelo sujeito.
Papert (1980) afirma que o papel do
professor deve consistir, fundamentalmente, em saturar o ambiente de aprendizagem com os nutrientes cognitivos a partir dos quais os alunos constroem conhecimento. Além de deverem ser proporcionadas aos aprendizes as ferramentas que lhes possibilitem uma exploração completa dos nutrientes cognitivos existentes.Por outro lado, onde o construtivismo indica o sujeito como construtor activo e argumenta contra modelos passivos de aprendizagem, um ponto de vista construcionista avança um pouco mais, ao enfatizar as construções particulares do indivíduo, que são externas e partilhadas.




Referências:
Elaborado por:
Alzira Fernandes n.º 2094006
Liliana Vieira n.º 2027108
Luísa Cristina Santos n.º 2010508

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