segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Como é que as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) se relacionam com inovação Pedagógica?

Tendo em conta que a sociedade em que vivemos está em constante evolução, é imprescindível que a educação acompanhe este progresso. Como tal, as TIC, nesta relação, mostram ser uma forma adequada e fundamental para a inovação pedagógica.
Considera-se que a TIC relaciona-se com o instrucionismo, visto que, através das TIC são fundamentados e auxiliados todos os conhecimentos que se poderão transmitir numa sala de aula. No entanto, estas caracterizam-se, fundamentalmente, por terem uma componente construcionista, onde os alunos aprendem e descobrem por si mesmos.
As práticas pedagógicas que utilizam as TIC duma forma planeada e sistemática permitem: o desenvolvimento de uma competência de trabalho em autonomia (fundamental ao longo da vida), já que os alunos podem dispor, desde muito novos, de uma enorme variedade de ferramentas de investigação. “Se é verdade que nenhuma tecnologia poderá jamais transformar a realidade do sistema educativo, as tecnologias de informação e comunicação trazem dentro de si uma nova possibilidade: a de poder confiar realmente a todos os alunos a responsabilidade das suas aprendizagens (Carrier, J.-P., 1998)” (5) .
Posto isto, podemos concluir que os recursos tecnológicos são de grande importância no que concerne à inovação pedagógica, visto que mostram ser um potencial educativo, que facilita as aprendizagens, bem como, a criação lógica de detenção e percepção do real.


Referências Bibliográficas:

http://www.univ-ab.pt/~porto/textos/Leonel/Pessoal/tic_cre.htm
http://www3.uma.pt/carlosfino/Programas/Programa_TIC_e_Inov_Br.pdf

Andreia Andrade e Susana Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário