segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Construtivismo

Sob a designação de construtivismo:
- Este movimento teórico defende que a aprendizagem é facilitada quando é auto dirigida. Põe em causa a aprendizagem tradicional assente num modelo de transmissão, através da qual o conhecimento passa do professor para o aluno.
O aluno é um elemento activo, daí ser importante deixá-lo aprender sozinho, tendo por base só os guias (professores). Este aspecto é a oposição ao conceito instrucionista, ou seja, onde o aluno aprende consoante aquilo que ouve.
A palavra construtivismo resulta de um modelo alternativo, segundo, o qual, o aprendiz tem de construir conhecimentos novos em qualquer situação.
Segundo Paper o termo constitucionalismo consiste na existência da ligação entre saber (escola-casa), através da construção de um sentido. Este é feito através de um sentido para a vida, que está relacionada com as aprendizagens que o indivíduo faz, isto é, aquilo que aprende tem de lhe trazer um significado para a vida, pois só assim, conseguirá fazer a ligação entre dois métodos de ensino, o que fará com que haja uma amplificação do conhecimentos entre a escola e a casa.
Este termo ainda conta com o Conhecimento em partilha com os outros (mediadores): artefactos, ferramentas.
* Aprendizagem co-construída;
* Aprendemos pela produção de artefactos (prova terminada que mostra a aprendizagem realizada).
- Artefactos: textos, programas, conversas – produções do indivíduo. O computador é importante, porque ajuda-nos a construir a aprendizagem, através de um programa, um texto, um desenho.
* O aluno tem a necessidade de provocar a sua aprendizagem, ou seja, através das suas produções aprende.
- Construtivismo é a progressão do construcionismo.


PAPERT, S. (1997) - A família em Rede, Relógio D´Água Editores.

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