segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Scratch

Scratch é um projecto open- source mas de desenvolvimento fechado. O código fonte é livremente disponível, mas o aplicativo foi desenvolvido por uma pequena equipa de pesquisadores Media Lab no MIT.
É uma nova linguagem de programação que torna fácil criar histórias interactivas, animações, simulações, jogos, músicas, arte... e partilhar essas criações na Web.
À medida que criam os seus projectos, os jovens aprendem importantes ideias matemáticas e computacionais e ganham uma compreensão profunda do processo de design.
Foi concebido e desenvolvido para promover um contexto propício ao desenvolvimento da fluência tecnológica nos jovens e das competências ditas “para o séc. XXI” nomeadamente a resolução de problemas. Os seus autores (MIT) pensam que poderá, ainda, permitir avançar na compreensão da eficácia e inovação do uso das tecnologias na educação matemática informal e (formal), tornar os jovens criadores e inventores e estimular a aprendizagem cooperativa.
O Scratch difere, em vários aspectos, das linguagens de programação tradicionais porque:
- Permite a programação com blocos de construção, pois elimina os erros de sintaxe;
- Permite a criação de uma grande variedade de projectos sobre qualquer tema como: jogos, arte, histórias, músicas, apresentações, entre outros;
- Permite a partilha fácil dos projectos na internet;
- Permite a manipulação de vários tipos de media liga-se assim à cultura jovem;
- E permite a ligação ao mundo físico pois apoia a concepção de múltiplas experiências
Concluímos que o Scratch desenvolve uma cultura de partilha baseada no construtivismo distribuído que combinado com outras ferramentas e integrado numa experiência de aprendizagem com significado, entrelaçando escola e família, pode fazer a diferença.
O mais importante é que a criança aprenda a ser construtora, criadora e inventora antes de se tornar apenas consumidora.

Referências:

Elaborado por: Luisa Santos n.º 2010508, Liliana Vieira n.º 2027108 e Alzira Fernandes n.º 2094006

1 comentário: