sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Scratch


O Scratch traduz-se num software educativo, que surgiu numa mesma linha de programação do software Logo, no entanto este compreende uma nova linguagem de programação criada no Media Lab do MIT. O seu nome advém da mistura de sons utilizada por DJs, na composição e criação de novas músicas.

Foi concebido para auxiliar crianças com idade igual ou maior de 8 anos, na aprendizagem de conceitos matemáticos e computacionais, além de que não exige o conhecimento prévio de outras linguagens de programação. Tendo como principal objectivo dar resposta ao problema do distanciamento entre a evolução tecnológica no mundo e a fluência tecnológica dos cidadãos e os seus criadores crêem que poderá contribuir para o desenvolvimento de competências para o século XXI, tornando os jovens criadores e inventores e, ainda, compreender a eficácia e inovação das TIC na educação matemática.

Este releva-se numa ferramenta de ensino muito útil para a aquisição de conhecimentos, sob vários domínios, ou seja apesar de ter sido criado para auxiliar as crianças no domínio da matemática e da informática pode também ser adaptado para a criação de historias, de jogos educativos, bem como de outros programas interactivos.

Este programa tornou-se muito mais acessível do que a maioria dos outros programas, por ser utilizado e apresentado numa interface gráfica o que permite o desenvolvimento de uma comunidade de educadores em torno do Scratch, com vista à promoção da sua utilização em contexto educativo/escolar, produção de materiais de apoio, formação e troca de experiências.

A nível educacional, este pode e deve ser uma ferramenta de auxílio utilizada pelos professores, pois permite a auto-aprendizagem por parte dos alunos, envolvendo-o na pesquisa, e aliciando-os para a sua divulgação. Na nossa opinião o facto das apresentações serem efectuadas numa interface gráfica, permitem aos alunos serem reconhecidos pelo seu trabalho tanto na escola, como fora desta, recebendo um feedback de quem visualiza o seu trabalho.

1 comentário: