segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Software Construtivista

As simulações da realidade que são possíveis recriar no computador vão desenvolver nos alunos uma expressão e exploração especificada na aprendizagem.
Neste tipo de software, o aluno domina o funcionamento do programa e os contextos onde os problemas estão inseridos. Ao longo do tempo, à medida que o aluno avança nestas construções, surgem sempre diferentes problemas, levando à transmissão de novos saberes.
Trata-se de um processo de revisão, modificação e reorganização dos esquemas de conhecimento inicial dos alunos (…) e o ensino como um processo de ajuda prestado a esta actividade construtiva do aluno.1
O papel do professor é mediar a área dos conteúdos e alunos de uma forma interactiva, facilitando assim esta construção cognitiva.
Para Piaget, a inteligência é algo dinâmico, decorrente da construção de estruturas de conhecimento que, à medida que vão sendo construídas, vão se alojando no cérebro.2 Isto é, o grau de inteligência não aumenta, mas sim, reorganiza-se.
Na teoria construtivista, as crianças aprendem através do erro. Através desta aprendizagem, a criança constrói e questiona os seus conceitos. Neste caso, o software deve ser interactivo, levando o aluno a investigar, formular hipóteses, testar e aperfeiçoar as suas ideias iniciais. Com todos estes aspectos, o aluno estará adquirindo novos conhecimentos.


Referências Bibliográficas:

1 http://educar.no.sapo.pt/teorias.htm
2 http://www.slideshare.net/silvanatsal/avaliacao-de-software-educativo-1376695
http://pt.wikipedia.org/wiki/Socioconstrutivismo

Andreia Andrade e Susana Vieira

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