segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Software Instrucionista

Nos softwares instrucionais, o computador funciona como se fosse um professor, uma máquina de ensinar, ele é um meio instrucional, ele instrui. O aluno deverá apenas responder aquilo que o computador lhe pergunta, sem que haja uma reflexão sobre a possibilidade de construção, ou seja, a criança não precisa pensar, o programa dá instruções de comando. (CHAVES, 1983).
Actualmente, na educação, os métodos tradicionais de ensino podem ser informatizados, tratando-se assim de um paradigma instrucionista. Neste tipo de software educativo, as informações implementadas no computador são transmitidas ao aluno na forma de um tutorial, exercício-e-prática ou jogo1.
Através deste sistema, também podemos verificar se os conhecimentos foram adquiridos, ou seja, é possível observar se a informação foi retida recorrendo ao uso de alguns exercícios de pergunta/resposta. O computador corrige automaticamente estes exercícios, dispensando o professor desta tarefa.
Exemplo deste software instrucionista são as enciclopédias digitais (tutoriais), uma vez que tem como principal objectivo, informar, não permitindo a interacção aluno/professor e aluno/colegas.
Em suma, podemos afirmar que se trata de um paradigma que transfere para o computador a tarefa de ensinar, ou reforça as actividades realizadas em sala de aula.

Referências Bibliográficas:

1http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=18&texto=1021
2http://blog.clickgratis.com.br/maurineidepedagogia/177386/O+que+%E9+instrucionismo+e+construcionismo%3F.html


Andreia Andrade e Susana Vieira

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