quinta-feira, 21 de outubro de 2010

1. O computador deverá assumir o papel de “máquina de ensinar” ou de ferramenta de complementação?

O computador pode ser visto como “máquina de ensinar” na medida em que assume um papel relevante no ensino. No entanto, apenas reproduz conhecimento acerca de um determinado conteúdo e não é capaz de efectuar um ensino individualizado, ou seja, não consegue responder às dificuldades que os alunos possam apresentar. Apesar de ser apelativo para os alunos e metodologicamente bem organizado, o computador não garante a plena eficiência em termos de promoção de aprendizagem.

O professor deve, então, promover um ambiente educativo onde exista a conjugação entre os conteúdos abordados na sala de aula e a utilização do computador para complementar os conhecimentos adquiridos. Assim, quando o aluno executa actividades no computador, tais como a produção de textos, o desenhar, a resolução de problemas, a pesquisa ou o comunicar com os seus colegas, está a utilizar esta máquina como ferramenta de complementação e a garantir uma melhoria no seu aproveitamento escolar. Quer isto dizer que, o computador é um meio através do qual se pode aumentar a qualidade do ensino. Pode-se adaptá-lo às diferentes situações de ensino-aprendizagem e às capacidades de cada aluno promovendo, desta forma, mudanças no processo de ensino.

Há que ter também em conta que, nem todos os estabelecimentos de ensino possuem recursos financeiros suficientes para utilizar as novas tecnologias. Esta situação deve ser colmatada com esforços tanto por parte dos professores e das escolas como pelas entidades que as financiam, uma vez que o computador exerce um papel fundamental no processo de desenvolvimento do aluno.

Em suma, a utilização do computador deve estar em concordância com os conteúdos abordados na sala de aula, levando o aluno a procurar informações que complementem o seu conhecimento.

Valente, J.A. (2000). Diferentes Usos do Computador na Educação. Obtido em 11 de Outubro de 2010, de Edutecnet: http://edutec.net/Textos/Alia/PROINFO/prf_txtie02.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário