domingo, 24 de outubro de 2010

1 - Quais são as possibilidades de utilização do computador enquanto máquina de ensinar?

O computador provocou mudanças no meio educacional, na medida em que pôs em questão a função da escola e o papel do professor. Esta modalidade continuou com aspectos tradicionais, mas proporcionou a utilização de novos métodos no ensino. Assim, as categorias mais comuns destes métodos são: os Programas Tutoriais, os Programas de Exercício-e-Prática, os Jogos Educacionais e a Simulação. Os programas Tutoriais são uma versão computacional do que já acontece na sala de aula, onde o computador apresenta características não possibilitadas pelo papel, como por exemplo a animação, o som, entre outros.
No que diz respeito aos Programas de Exercício-e-Prática, estes correspondem às fichas práticas numa versão computorizada onde o aluno recebe o feedback imediato do que está a fazer. Estes programas são normalmente apresentados em forma de jogos com características sonoras e gráficas que revelam o interesse por parte dos alunos.
É através dos Jogos Educacionais que as crianças aprendem conceitos que são, por vezes, difíceis de serem assimilados por não existirem aplicações práticas directas no seu dia-a-dia.
A Simulação cinge a formação de modelos dinâmicos e simplificados da realidade, oferecendo a oportunidade de o aluno desenvolver fundamentos, testá-los, analisar resultados e aperfeiçoar determinados conceitos de situações fictícias.


VALENTE, J.A. (2000). Diferentes Usos do Computados na Educação

Elaborado por:
Ana Cristina Baptista
Ana do Carmo
Carolina Aguiar

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