domingo, 24 de outubro de 2010

1. Será possíveis os alunos aprenderem somente através das novas tecnologias ou será sempre necessária a intervenção do docente?


Ao reflectir sobre este tema somos levados a reconhecer que numa sociedade cada vez mais tecnológica deve ser acompanhado da consciencialização de incluirmos nos currículos escolares as habilidade e as competências para lidar com as novas tecnologias. Uma nova organização do trabalho será inevitável devido a rápida evolução das novas tecnologias e crescimento exponencial da informação.
Neste contexto é de ponderar qual será o papel do professor frente às novas tecnologias. O professor tem que saber orientar os alunos de forma adequada, como procurar informação, como trata-la.
A interacção aluno computador precisa ser mediada por um profissional que tenha conhecimento do significado do processo de aprendizado através da construção do conhecimento, que entenda por profundamente sobre o conteúdo que está sendo trabalhado pelo aluno e que compreenda os potenciais do computador. Esses conhecimentos precisam ser utilizados pelo professor para interpretar as ideias do aluno e para intervir apropriadamente na situação de modo a contribuir no processo de construção de conhecimento por parte do aluno.
Os bons professores nunca serão substituídos pelas máquinas. A tecnologia jamais há-de substituir a relação humana entre o professor e o aluno mas as novas tecnologias podem ajudar os professores e os alunos tanto na sala de aula como fora dela. Em particular os computadores ajudam como ferramentas auxiliares na sala de aula para ensinar e aprender.
Referências Bibliográficas:
- VALENTE, J.A. (2000). Diferentes Usos do Computador na Educação

Sem comentários:

Enviar um comentário