segunda-feira, 25 de outubro de 2010

2-Recorrer a jogos é ou não uma forma de aprendizagem?

O jogo constitui uma maneira de aprender de forma lúdica, permitindo que a criança adquira e explore diversos conceitos importantes na sua aprendizagem diária.
A criança para conseguir vencer no jogo tem de alcançar determinados objectivos, estabelecidos pelos mesmos, e que proporcionem à criança uma aquisição de competências essenciais ao seu desenvolvimento.
Uma desvantagem de usar o jogo como método de ensino pode levar a que a criança “jogue por jogar”, isto é, não dá atenção aos conceitos a este associado, logo não consegue adquirir os conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento. Outro aspecto, são os “conceitos triviais” que está presente em alguns jogos, portanto, cabe ao educador/professor saber adequá-los para permitir à criança uma boa aquisição de conhecimentos. Um factor importante na selecção dos jogos é que estes permitem ao aluno uma reflexão sobre os erros que o levou obter uma classificação negativa.
Assim, entende-se que jogar no computador tem vantagens educacionais, mas em contrapartida, também, pode levar à distracção da criança. Devido a este facto, o professor deve, primeiramente, saber seleccionar os jogos, de modo, a contribuir de forma positiva para a aprendizagem activa das crianças.

Referências Bibliográficas:
- VALENTE, J.A. (2000). Diferentes Usos do Computador na Educação

Ana Filipa Cardoso e Fabiana Ornelas

Sem comentários:

Enviar um comentário