segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Quais os diferentes tipos de software educativo?

O “computador como máquina de ensinar” pode ser descrita como um meio computadorizado dos métodos tradicionais de ensino, entre os quais destacam-se os tutoriais, exercício – e - prática, jogos e simulação.
Os programas tutoriais constituem uma versão computacional da instrução programada e tem como vantagem poder utilizar diferentes métodos que não são possíveis em papel tais como, as animações. A manutenção do controle da performance do aprendiz, vem por outro lado facilitar coordenação das aulas e ainda corrigir possíveis problemas. Por outro lado, o facto de ser caro e difícil, constitui um obstáculo para um bom desenvolvimento. Este tipo de programas é frequentemente utilizado uma vez que permite a utilização do computador na sala de aula sem causar grandes mudanças.
Relativamente aos programas de exercício – e – prática, são geralmente utilizados para a revisão de conteúdos, nomeadamente a memorização e a repetição( aritmética e o vocabulário). Este tipo de programas apresenta várias aspectos positivos tais como: oferece inúmeros exercícios em forma de jogo, pode ser adaptado ao grau de conhecimento e interesse de cada aluno, propicia um feedback imediato e ainda permitem a exploração de determinadas características do computador .
Os jogos educacionais defendem uma aprendizagem pela descoberta e pela a exploração através de jogos e simulação visto que proporcionam uma aprendizagem didáctica e eficaz, invés de uma aprendizagem pelo método tradicional, em que o professor era um mero transmissor de conhecimentos.
Por fim, a simulação compreende a produção de modelos dinâmicos e simples do mundo envolvente, o que permite a exploração de determinadas situações que muitas vezes não estão presentes no quotidiano do aluno, como a manipulação de substancias químicas, manipulação de objectos perigosos, o que permite ao aluno desenvolver hipóteses, testá-las, analisar resultados e refinar os conceitos.
Por outro lado, é importante sublinhar que os tipos de software educativos aqui referidos são apresentados de uma forma didáctica. Além disso, é impossível encontrar um programa puramente tutorial ou de exercício-e-práatica.
Em suma, o computador não substitui o professor mas constitui uma óptima ferramenta para promover a aprendizagem.
Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário