segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Software Pedagógico

Softwares Educativos

Os softwares são um conjunto de meios não materiais (em oposição à hardware) que servem para o tratamento automático da informação e permitem um “diálogo” entre o homem e o computador. Estes podem ser considerados educativos, quando o mesmo é projectado ou visto como um meio para alcançar informação e/ou complementar a metodologia usada pelo professor. Desta forma, um software educativo deve ser visto como uma ferramenta que complementa o processo de ensino-aprendizagem.
Dos softwares educativos destacam-se os softwares: construcionista e instrucionista.
O software construcionista permite a construção de aprendizagens em contexto de sala de aula, este deverá avançar ou melhorar o processo de ensino-aprendizagem na sala de aula, de uma maneira positiva.

Por outro lado, temos os softwares instrucionistas que formam uma parte do ensino, formação dos alunos pois ajuda a adquirir conhecimentos; este tipo de softwares caracterizam-se por parte dos programas indicarem ao computador o que pretende que ele faça em seguida.
Ainda dentro dos softwares instrucionistas, encontramos os tutoriais, que compreendem um conhecimento estruturado, o que não permite uma grande aprendizagem, ou seja, não permite aos alunos construir os seus próprios conhecimentos, pois apresenta-se como programas de resposta fechada e muitas vezes não se apresentam com qualquer rigor científico.
Como exemplo temos o jogo dos Continentes, do site www.smartkids.com.br/jogos-educativos. Este jogo apresenta-se com vários aspectos negativos, como por exemplo a inexistência de rigor científico e como tal o professor não o deverá utilizar. Como oposição a este programa, temos o programa Google Earth, um programa construtivista, que permite ao adulto e à criança, visualizar qualquer local na Terra com grande rigor científico (encontra-se em 3D – três dimensões). A partir deste programa conseguimos ver imagens de satélite, mapas, espaços reais a tempo real. Conseguimos, também, explorar todo o conteúdo geográfico, conseguindo uma conciliação com outra área de aprendizagem, neste caso o estudo do meio. Este é, então um programa que permite a qualquer pessoa, incluindo crianças construir o seu próprio conhecimento ao apropriar-se do referido programa. É um programa útil e que permite uma aprendizagem significativa sobre o nosso planeta.

Palavras-chave: software pedagógico;

Referências Bibliográficas

Jesus Maria Sousa & Carlos Nogueira Fino, AS TIC ABRINDO CAMINHO A UM NOVO PARADIGMA EDUCACIONAL, Departamento de Ciências da Educação da Universidade da MadeiraFunchal, Portugal

Grupo: Vanda, Sofia e Mónica

Sem comentários:

Enviar um comentário