Atendendo à sociedade contemporânea e à participação do Homem na construção da mesma, a inovação tem-se mostrado como uma exigência prioritária.
O termo inovação é utilizado como sinónimo de mudança, contudo não se trata de uma mudança qualquer. A inovação traz algo novo, tratando-se de uma mudança intencional, que no âmbito da educação tem como objectivo principal melhorar a prática educativa. Assim sendo, deve ser um processo construtivo, na medida em que necessita de desenvolver componentes integrados de pensamento e de acção. Por outro lado, deve ter plasticidade adaptativa, no sentido em que através da sua avaliação se possam modificar aspectos, tendo em conta as necessidades de cada aluno, o que por sua vez requer por parte do professor uma acção persistente. Para que tal aconteça é fundamental que o aluno demonstre um esforço, que deve ser conscientemente assumido pelo mesmo.
Fonte: As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional
http://www3.uma.pt/carlosfino/publicacoes/9.pdf
O termo inovação é utilizado como sinónimo de mudança, contudo não se trata de uma mudança qualquer. A inovação traz algo novo, tratando-se de uma mudança intencional, que no âmbito da educação tem como objectivo principal melhorar a prática educativa. Assim sendo, deve ser um processo construtivo, na medida em que necessita de desenvolver componentes integrados de pensamento e de acção. Por outro lado, deve ter plasticidade adaptativa, no sentido em que através da sua avaliação se possam modificar aspectos, tendo em conta as necessidades de cada aluno, o que por sua vez requer por parte do professor uma acção persistente. Para que tal aconteça é fundamental que o aluno demonstre um esforço, que deve ser conscientemente assumido pelo mesmo.
Fonte: As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional
http://www3.uma.pt/carlosfino/publicacoes/9.pdf
Sem comentários:
Enviar um comentário