segunda-feira, 29 de novembro de 2010

softwares educativos e as suas características

Hoje em dia é com grande facilidade que acedemos a softwares educativos. Contudo, a generalização de “produtos educativos” ao dispor de pais e Educadores fez surgir muitos “softwares” com características não apropriadas às idades e muitas vezes sem qualquer semelhança com a realidade. Neste sentido caberá aos professores e educadores identificar possíveis lacunas nesses mesmos softwares como por exemplo se são ou não adequados à faixa etária indicada e se proporciona de facto algum conhecimento e o modo como adquire esse mesmo conhecimento. Assim sendo, é necessário olhar crítica e pedagogicamente para um determinado produto e não nos deixarmos levar apenas pelo factor estético.
Relativamente ao software online www.junior.te.pt aborda conteúdos para crianças em idade pré-escolar até ao 2.º Ciclo do Ensino Básico. Apesar destes 3 níveis escolares estarem devidamente separados, observamos que a estrutura é a mesma para os níveis indicados isto é, não apresentam nenhuma complexidade significativa nos conteúdos abordados, diferindo apenas na componente informativa que apresenta, o que por si só constitui uma desvantagem do ponto de vista pedagógico.
Apesar de permitir que a criança tenha uma postura activa e possibilitar uma certa autonomia, apresenta ainda algumas limitações do ponto de vista da aprendizagem visto que as respostas são de carácter fechado.
Tem como vantagem poder ser utilizado em ambiente escolar ou simplesmente em casa, sempre com a supervisão de pais e educadores e ainda como forma de consolidação de conteúdos ou simplesmente para preencher “tempos mortos”.
Além de tudo isto é bastante riso em artigos pedagógicos e educativos que podem constituir uma ferramenta de recurso no processo de ensino – aprendizagem. Também é possível utilizar diferentes métodos que não seriam possíveis em papel tais como, as animações o que permite a utilização na sala de aula sem causar grandes mudanças.
Por outro lado, não é restrito a si próprio e faz ligação com outros sites educativos, tem suporte áudio para as actividades destinadas ao jardim-de-infância - basta pousar o cursor em cima das imagens e texto o que é muito atractivo para crianças que não sabem ler/ escrever.
Consideramos importante referir que na área de Estudo do Meio, sempre que faz referência a uma determinada região do mundo, o site apresenta mapas sem grande rigor científico o que por si só é muito restrito. Contudo, ao longo do site existe sempre uma sensibilização para acções de protecção do meio ambiente.
Por fim, é de sublinhar que a sua maior limitação é ser um software fechado, não permitir a construção de conhecimento daí se enquadrar predominantemente num software instrutivista.

Fonte: www.sitejunior.te.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário