Actualmente os chamados «softwares educativos» são cada vez mais abundantes no meio escolar. Contudo uma grande parte dos professores das nossas escolas fez a sua formação sem ter adquirido conhecimentos relacionados com o uso de softwares. Essas matérias têm ficado a cargo de um pequeno grupo de docentes especializados nessa área, os chamados professores de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação). Consideramos que todos os professores deveriam ter formação na área das Novas Tecnologias uma vez que estas estão cada vez mais presentes nas acções pedagógicas, colocando aos professores um desafio de revisão dos seus conceitos educativos, fazendo com que estes percam a insegurança no que diz respeito ao que é novo. Neste sentido, os softwares educativos possibilitam experiências e actividades pedagógicas inovadoras, o que gera novos conceitos e novos modos de aprendizagem.
Segundo os softwares que encontrámos, após uma breve pesquisa, consideramo-los educativos, uma vez que têm um carácter didático pois possibilitam a construção do conhecimento numa determinada área curricular com ou sem a supervisão do professor, ou seja, tanto podem ser explorados na sala de aula como em casa. Consideramos que os softwares que encontrámos são programas de exercício ou prática, pois apresentam problemas de uma determinada área para serem resolvidos pelo aluno. A vantagem deste tipo de softwares é que permite a correcção imediata do erro, além de se adapatrem ao ritmo dos alunos. Contudo num dos softwares educativos que encontrámos, http://www.softwareseducativos.net.br/jogos-online/caca-letras, onde o objectivo era encontrar as letras escondidas no cenário, estas não estavam muito visíveis e a sua apresentação não era muito compreensível pois sensamos que o criador deste software estava centrado no ensino tradicional, em que o ensino da leitura faz-se a partir da junção das letras. Outro do softwares sobre a soma e a subtracção, http://www.softwareseducativos.net.br/jogos-online/soma-ou-subtracao, não permitia uma total exploração das operações pois os resultados já se encontravam disponíveis no jogo. Achamos que o importante na matemática é o processo de resolução e não o seu resultado.
Deste modo, os softwares educativos, devem também proporcionar condições para utilizar as novas tecnologias, levando o aluno a reflectir sobre os resultados obtidos, o que é fulcral para a consolidação do conhecimento.
Palavras-chave: Software educativo; accção pedagógica; inovação.


Sem comentários:
Enviar um comentário