sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Como é que as TIC estão relacionadas com a inovação pedagógica?

A integração da tecnologia na educação veio incentivar transformações a nível da pedagogia, sendo esta vista como um meio para atingir finalidades pedagógicas.
Consideramos que a tecnologia é um instrumento de transformação do processo de aprendizagem bem como das relações pedagógicas. Deste modo, subentende-se que a presença da mesma no ambiente escolar favorece o ensino aprendizagem. A integração das TIC no processo educativo baseia-se sobretudo no paradigma construtivista, em que os recursos tecnológicos são considerados instrumentos capazes de produzir transformações educacionais. Exemplo desta transformação inovadora é a educação à distância. As mudanças associadas a esta prática, residem essencialmente nos papéis desempenhados pelos professores bem como na visão metodológica que é baseada na interacção e construção do conhecimento por meio da exploração dos meios de comunicação.
Assim sendo, podemos reconhecer que os recursos tecnológicos possuem um potencial educativo, que facilitam a aprendizagem bem como a criação lógica de apreensão e compreensão do real. Contudo para além de ser um objecto/elemento técnico é também social e cultural. Deste modo, podemos considerar que a tecnologia não é autónoma. É mediante as exigências de progresso que conseguimos moldar a sociedade para um futuro cada vez melhor. Neste sentido consideramos que existe uma ligação necessária entre a inovação tecnológica e a inovação pedagógica.
Fonte: As TIC abrindo caminho para um paradigma educacional

Sem comentários:

Enviar um comentário