Como é que as Tecnologias de Informação e Comunicação estão relacionadas com a Inovação Pedagógica?
As características de personalidade do professor são aquelas que têm uma influência maior nas atitudes dos professores face à inovação pedagógica, destacando-se a abertura à experiência, à inovação, a tolerância à ambiguidade, a motivação intrínseca e a aceitação do risco.
Segundo Cardoso, 1992, a inovação pedagógica traz algo de "novo", ou seja, algo ainda não estreado; é uma mudança, mas intencional e bem evidente; exige um esforço deliberado e conscientemente assumido; requer uma acção persistente; tenciona melhorar a prática educativa; o seu processo deve poder ser avaliado; e para se poder constituir e desenvolver, requer componentes integrados de pensamento e de acção.
A escola não pode ignorar as novas T.I.C, uma vez que, estas transformam de forma subtil as nossas maneiras de comunicar, de trabalhar, de decidir e até mesmo de pensar.
Tradicionalmente, o ensino baseia-se em documentos. Um professor pouco criativo centrar-se-á no recurso ao material escolar. A competência do professor consistirá em utilizar os instrumentos multimédia já disponíveis e, talvez em desenvolver nesse domínio curiosidade e abertura.
Através da T.I.C professores e alunos terão acesso a todos os mapas imaginários, com possibilidades ilimitadas de mudanças de escola, de passagem a textos explicativos, animações ou até mesmo a imagens directas via satélite.
Em suma, a incorporação de tecnologias pode ser um modelo de intervenção pedagógica baseado em pressupostos que rompem com as rotinas e as crenças estruturantes da escola do tempo das tecnologias tradicionais. A inovação consiste em antecipar no presente o futuro que se desconhece.
referencias bibliográficas:
CARDOSO, A. P., As atitudes dos professores e a inovação pedagógica, Revista Portuguesa de Pedagogia, Ano XXVI, nº1, 1992, 85- 99.
JESUS, M. FINO C. Um mestrado em Inovação Pedagógica – Tribuna da Madeira. 6 Feira, 24 de Julho de 2005.
Joana Gonçalves
Liliana Pereira
Petra Spinelli
Sem comentários:
Enviar um comentário