Softwares educativos:
Educar é criar mecanismos de absorver atitudes e actos do que nos rodeia, aos diferentes alunos. A ciência é uma das formas que o Homem encontrou para evoluir e conquistar patamares mais elevados do conhecimento e do saber. Assim, baseado nas convicções que o computador tem um importante papel na educação, pode-se encontrar na informática um agente facilitador do ensino-aprendizagem e, precisamente no uso de softwares educativos.
Software educativo é um software cujo principal propósito é o ensino ou o auto-aprendizado. O objectivo primordial é que o aluno que faz uso do Software tenha prazer em lidar com ele e possa praticar de maneira clara e objectiva.
http://clientes.netvisao.pt/mcharrao/jogoseducativos/
Escolhemos este site com o nome de jogos educativos, uma vez que apresenta leque diversificado de jogos, cuja utilização abrange todas as idades do primeiro ciclo do ensino básico bem como todas as áreas curriculares que o constituem.
O objectivo é introduzir o computador no dia-a-dia das crianças como auxílio da aprendizagem de uma forma lúdico-didáctica, agradável e adequada ao seu nível de desenvolvimento. Aqui os alunos poderão explorar várias actividades que envolvam letras, números, ciências, formas, cores, entre outros jogos educativos. As crianças ao terem acesso a este tipo de software entram num mundo lúdico, interactivo, envolvente e colorido estimulando a sua aprendizagem de forma divertida.
Segundo o conceito de ferramenta educacional, o computador funciona como um poderoso recurso para o aluno usar no seu processo de aprendizagem formal e informal. A concepção do computador como máquina de ensinar encere-se num papel em que “transforma” o computador em professor, conduzindo a actividade do sujeito, no ensino de algo em específico, dispensando a interferência de outras pessoas no processo.
Este software incentiva as crianças a descobrirem novas atitudes de aprendizagem. O uso do teclado ajuda no desenvolvimento da motricidade fina, diminuindo assim algumas dificuldades na escrita das palavras e desenvolvem também a locomoção motora.
Quando sugerimos este tipo de softwares, não é nossa intenção que estes substituam o uso do manual escolar, mas sim que sirva como dimensão estimulante quando utilizado com métodos tradicionais de ensino.
No que diz respeito ao software, é classificado como conducionista-construtivista. O estudante é um sujeito activo na construção do conhecimento e o professor deve perceber o processo de ensino-aprendizagem, de forma a facilitar e enriquecer a construção do saber de cada aluno.
Aquando da introdução da informática num conteúdo pedagógico nas escolas, oferece às crianças o conhecimento da máquina, gerando um maior interesse em aprender.
É de salientar que este software não apresenta sons, o que dificulta a alguns alunos a sua compreensão, nomeadamente os que têm dificuldades na leitura. Este programa possui uma característica menos positiva, determinados jogos que são expostos permitem o erro mas depois não corrige nem dá opção de ser corrigido pela criança, ficando esta sem perceber onde errou.
WWW.junior.TE.pt
Este site é bastante complexo, contendo uma variedade de informações, diversão e actividades em áreas diversas, adequado aos três diferentes níveis etários que abrangem a Educação Pré-escolar, o 1º Ciclo e o 2º Ciclo do Ensino Básico.
Os conteúdos programáticos encontram-se divididos em diversos grupos, sendo que todos apresentam actividades nas diferentes áreas curriculares, e ainda um item que permite “jogar”.
A secção Jardim do site Júnior tem jogos, informações, histórias e propostas de actividades dirigidas aos mais novos. Para estes, o site tem apoio sonoro, uma vez que ainda não sabem ler, o que é característica bastante favorável e benéfica.
Na secção Rua e Bairro do site contém de informações, jogos, propostas de actividades, concursos, entre outras possibilidades em que o aluno fica maravilhado. Esta secção já é destinada aos mais crescidos, uma vez que as actividades tornam-se mais complexas, facultando ao aluno um outro nível aprendizagem e saber.
É um software acessível aos diversos níveis e ritmos de aprendizagem dos diversos alunos. São fáceis de ser manuseados e utilizados, desenvolvendo a coordenação motora e visual dos estudantes.
Este software educativo tem uma vertente instrucionista, constituindo um software fechado, no entanto as crianças não têm propriamente uma postura passiva exercendo de algum modo a sua autonomia na execução das actividades.
É um software que pode ser utilizado, perfeitamente, nas escolas como meio de revisão e consolidação dos conteúdos, ou em casa, com o apoio de um adulto.
Como conclusão, cabe ao educador ou professor direccionar a sua aula da melhor maneira possível, incentivando todos os alunos a realizarem as actividades propostas.
Joana Gonçalves
Liliana Pereira
Petra Spinelli
Sem comentários:
Enviar um comentário