O Scratch foi desenvolvido tendo em vista a educação. É uma linguagem gráfica de programação, que permite a criação de histórias interactivas, jogos, músicas e animações e, posteriormente, a partilha das mesmas na Internet. Assim, a capacidade para resolver problemas, os conceitos matemáticos, o trabalho em equipa e a criatividade são desenvolvidos.
A equipa Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab, dirigida por Mitchel Resnick, foi quem criou esta aplicação que é destinada a crianças a partir dos oito anos. No entanto, crianças com idades inferiores podem utilizá-lo com a supervisão dos seus pais ou outros adultos.
O Scratch é acessível e pode ser retirado gratuitamente da Internet. É apropriado para quem está a começar a programar. Outro aspecto a ter em conta é o facto de poder ser utilizado em casa, nas escolas, museus, entre outros.
Ao utilizar este software, podem-se adquirir conceitos matemáticos tais como os números, as coordenadas e as variáveis através, por exemplo, da animação ou da pontuação que estão a conseguir quando criam os jogos. São adquiridos de uma forma significativa e motivante. Também podem ser obtidos processos de design. As crianças elaboram uma ideia, criam um plano de trabalho, experimentam-no e percebem o que pode estar incorrecto, podem usufruir da opinião dos colegas, revêem e criam o projecto que leva a novas ideias e, continuamente, a outros novos projectos.
Sendo uma linguagem Logo, é criado de modo a que as crianças possam utilizar o computador fazendo algo que desejem. Assim, a criança cria as condições para a sua própria aprendizagem, sendo o construtivismo o movimento teórico aqui defendido. Porém, o professor tem um papel fundamental no decorrer da programação, ou seja, deve criar ambientes de aprendizagem propícios a esta actividade.
Fontes:
- http://www.educlique.com.br/Ead/cursosEaD/Scratch_educacao_Basica.asp
- http://nonio.fc.ul.pt/recursos/scratch/obj_scratch1.htm#o_que_e
- http://info.scratch.mit.edu/sites/infoscratch.media.mit.edu/docs/Learning-with-Scratch.pdf
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