O Scratch é um programa educacional que foi criado pelo laboratório de multimédia da conceituada instituição de pesquisa norte-americana, MIT (Massachusetts Institute of Technology) e tem como objectivo estimular e desenvolver as crianças e os jovens na área da programação. Trata-se de um ambiente interactivo no qual é necessário haver muita criatividade e inteligência por parte do utilizador, para que possa criar os seus próprios trabalhos de animação. Assim, através de um sistema inovador que introduz noções de programação, matemática e lógica, as crianças brincam, divertem-se e ao mesmo tempo conseguem testar e desenvolver as suas capacidades.
O programa apresenta-se traduzido para português, o que ajuda na sua operação, pois é necessário compreender bem os comandos para que estes possam ser aplicados. A partir da página da Internet do Scratch podemos experimentar os projectos de outros, reutilizar e adaptar as suas imagens e scripts, e divulgar os nossos próprios projectos. Para criar programas em Scratch encaixam-se blocos gráficos uns nos outros, formando empilhamentos ordenados (stacks). Os blocos são concebidos para se poderem encaixar apenas de forma que faça sentido sintacticamente, não podendo, assim, ocorrer erros de sintaxe. Para criar, é necessário combinar fotos, desenhos, fundos e até sons, através de um modelo de programação baseado em scripts simples. Apesar de requerer uma boa dose de raciocínio lógico, os elementos básicos já vêm, prontos para usar, bastando ligar as peças do jogo e depois visualizar os resultados.
Fontes: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/847/54/20153_ulsd_dep.17852_tm_anexo38f.pdf
http://www.myciw.org/forums/showthread.php?t=2711
O programa apresenta-se traduzido para português, o que ajuda na sua operação, pois é necessário compreender bem os comandos para que estes possam ser aplicados. A partir da página da Internet do Scratch podemos experimentar os projectos de outros, reutilizar e adaptar as suas imagens e scripts, e divulgar os nossos próprios projectos. Para criar programas em Scratch encaixam-se blocos gráficos uns nos outros, formando empilhamentos ordenados (stacks). Os blocos são concebidos para se poderem encaixar apenas de forma que faça sentido sintacticamente, não podendo, assim, ocorrer erros de sintaxe. Para criar, é necessário combinar fotos, desenhos, fundos e até sons, através de um modelo de programação baseado em scripts simples. Apesar de requerer uma boa dose de raciocínio lógico, os elementos básicos já vêm, prontos para usar, bastando ligar as peças do jogo e depois visualizar os resultados.
Fontes: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/847/54/20153_ulsd_dep.17852_tm_anexo38f.pdf
http://www.myciw.org/forums/showthread.php?t=2711
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