segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Software Construcionista

CRAYON PHYSICS DELUXE

Escolhemos este software porque encoraja a criança a criar, explorar, inovar, buscar soluções para os desafios propostos, passando a ser um participante activo no processo de construção da sua própria actividade, assim a criança pode errar e corrigir os seus erros, pode criar e recriar as suas actividades. Como tal, trata-se de um software construcionista.
O software é um quebra-cabeças de física, apresentado em 2D (jogo sandbox), onde a criança começa a experimentar o que seria se os seus desenhos magicamente se transformassem em objectos reais. Ela tem de resolver estes puzzles com a sua visão artística e o uso criativo da física e implementar suas próprias soluções, únicas para cada um.
Este jogo tem mais de 70 níveis e o editor deste é muito fácil de usar. É um jogo inteligente e sofisticado, justamente por causa da forma como emprega a mais rudimentar das expressões da infância.
A ideia do jogo é mover a bola de forma a que esta chegue à estrela, usando virtualmente um lápis para desenhar objectos físicos que tornam possível transportar a bola para o seu objectivo. Por exemplo, em um nível inicial a bola e a estrela estão em duas plataformas separadas por um abismo. Com o lápis a criança simplesmente desenha uma “prancha” (linha) através do abismo, que permita que a bola role para dentro da estrela. Em outro nível, a criança não só se depara com um abismo mas também com o facto da estrela estar colocada acima da bola. Neste caso, a criança poderá desenhar um martelo e uma rampa e quando os balanços do martelo, em sua dobradiça, onde golpeará a bola e esta por sua vez rolará na rampa até à estrela.
Este jogo fornece propriedades físicas com uma encantadora precisão, existe várias soluções para transportar a bola até à estrela, tudo isso depende da imaginação do jogador, do cálculo do peso dos objectos, assim como a gravidade e a dinâmica destes.
A única crítica a este software é que este está apresentado em 2D, visto fornecer propriedades físicas este tinha de ser apresentado em 3D de forma a conjugar todos os objectos reais com que a criança entra em contacto, pois esta pode não transportar os conceitos adquiridos no jogo para objectos como uma bola, um cubo, cone, etc. Será que iriam se comportar da mesma forma que no jogo, onde só vemos círculos, quadrados, rectângulos, triângulos?

Fonte: http://crayon-physics.en.softonic.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário