domingo, 23 de janeiro de 2011

Construcionismo

Construcionismo
Papert, define por construcionismo a construção do conhecimento através do computador (Papert, 1986). Usou este termo para mostrar um outro nível de construção do conhecimento: a construção do conhecimento que acontece quando o aluno constrói um objecto de seu interesse, como uma obra de arte, um relato de experiência ou um programa de computador. O aprendiz constrói alguma coisa, do seu interesse, e através do qual se traduzem aprendizagens mais significativas.
Na visão de Papert o computador deixa de ser o meio de transferir informação, e passa a ser a ferramenta com a qual a criança adquire e formaliza os seus conhecimentos, propiciando-lhe a oportunidade de aprender fazendo. É entregue ao aluno a capacidade de ele próprio ser o construtor do seu conhecimento, passando a ter um papel activo na sua aprendizagem. Quanto ao professor, este se apresentará como o mediador das aprendizagens e criador de ambientes educativos, onde prestará apoio ao aluno, deixando-lhe o prazer da descoberta.

Referência bibliográfica:
PAPERT, S. (1997) - A família em Rede, Relógio D´Água Editores.

Vanda Antunes
Mónica Jardim
Sofia Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário