domingo, 23 de janeiro de 2011

Construtivismo e Construcionismo

CONSTRUTIVISMO

Segundo Papert, o construtivismo defende que a aprendizagem é facilitada quando é autodirigida e que o aluno tem de construir saberes sempre novos em qualquer situação.
Ainda na opinião do autor o professor deve compreender a natureza activa do processo de aprendizagem de forma a estarem capazes de poder facilitar e enriquecer esse processo.
Para Piaget é através do construtivismo que melhor se entende a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças.
Em suma, o construtivismo indica o aprendiz como construtor activo e é contra os modelos passivos de aprendizagem e de desenvolvimento.

CONSTRUCIONISMO

O construcionismo abrange o conceito construtivista, em que o construcionismo dá importância a construções individuais do sujeito que são externas e partilhadas.
A aprendizagem tem de ser significativa (construída pelo próprio e que tenha sentido), co-construída (tem de ser construída com os outros) e produção de artefactos (os indivíduos aprendem, construindo coisas).
Em suma o construcionismo defende que nós temos produtos de aprendizagens através das nossas produções, ou seja, aprendemos através da construção dos nossos artefactos, logo é o comprovativo da aprendizagem.

Papert, S. (1997) A Família em Rede. Prefácio de Nicholas Negroponte. Lisboa. Relógio D’Água Editores.

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