segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Construtivismo VS Construcionismo

Construtivismo

Este tipo de aprendizagem, segundo Piaget, visa romper com o ensino tradicional procurando integrar os outros como mediadores das aprendizagens. Em que os indivíduos passam a ser activos nas suas próprias concepções e nas construções das próprias aprendizagens.

Desta forma, o construtivismo resulta de uma visão alternativa ao ensino tradicional, provocando uma revolução nas metodologias do ensino em geral. Defendendo que o ensino não deve ser forçado ou imposto mas sim proposto e orientado. Resultando assim a criação de seres activos na construção dos saberes e detentores das aprendizagens produzidas.

construcionismo

Na mesma linha do construtivismo o construcionismo visa a criação de aprendizagens significativas e que promovam a participação activa dos indivíduos, a construção dos saberes com os outros e a divulgação das aprendizagens.

Desta forma, o construcionismo é o sentido necessário para incutir a importância das aprendizagens, salientando a importância dos outros como mediadores da construção da aprendizagens.

Esta nova visão do ensino procura interligar os saberes partindo das aprendizagens descartando assim a ideia de saberes compartimentados para a criação de um saber global. Assim pretende-se criar um panorama geral das aprendizagens que funcionem como um fio condutor das aprendizagens realizadas.

Estes tipo de conhecimento visa a criação activa dos saberes onde os alunos possam partilhar os seus conhecimentos com os outros. Estas aprendizagens devem ser partilhadas, ou seja, os alunos devem proceder a criação de “artefactos”, onde devem criar estratégias de divulgação das suas aprendizagens. Esta sistematização das aprendizagens pode ser realizada em suportes, tais como: textos, desenhos, programas, entre outros, sendo não só uma forma de sistematizar as aprendizagens, como também uma forma de legitimar essas mesmas aprendizagens.

Os artefactos são instrumentos que criados pelos alunos promovem e divulgam as suas aprendizagens. Sendo por isso algo benéfico na construção e assimilação dos conteúdos apreendidos.

Em suma este tipo de aprendizagem difere da anterior por:

Visar a criação de uma aprendizagem significativa e activa por parte dos alunos, onde estes possam interligar os conhecimentos adquiridos, tendo assim uma visão global das aprendizagens;

Procede a uma criação de aprendizagens com os outros, ou seja, uma aprendizagem entre o individuo e mediadores;

Proceder a criação de artefactos, ou seja, produções do indivíduo que comprovem as legitimam as suas.

Referencias bibliográficas


PAPER. S.; A família em rede; tradução de NUNES. F. e MELO. F.; s.l.; Relógio de água; Novembro de 1997

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