Ao longo dos anos a utilização do computador nas escolas tem sofrido algumas modificações, sendo cada vez mais comum a sua utilização.
Actualmente, a sua utilização na educação aponta para uma nova direcção, onde este deixa de se apresentar não apenas como uma “máquina de ensinar”, mas sim como um novo meio educacional, através do qual o aluno também pode aprender.
Dentro do contexto de sala de aula a sua utilização deve ser diversificada e feita tanto pelo professor como pelo aluno. Desta maneira, o aluno exercita a capacidade de procurar, seleccionar e usar a informação, contribuindo assim para o seu processo de desenvolvimento intelectual.
No que se refere ao docente, este poderá utilizar o computador com diferentes fins, tendo em vista a inovação pedagógica no método de ensino, complementando-o e aperfeiçoando-o. Para tal, o professor poderá recorrer ao computador para apresentar conteúdos pedagógicos, através de pequenas apresentações, vídeo jogos didácticos, entre outros. Por outro lado, o professor pode também proporcionar aos alunos uma exploração auto-dirigida, ou seja, em vez do professor optar por uma instrução directa faz com que o aluno aprenda por ele mesmo. Para tal, o aluno, utilizando o computador pode procurar informação, imagens, pequenos vídeos que o ajudem a interpretar os conhecimentos abordados em aula, como também descobrir coisas novas a partir dos mesmos conhecimentos.
O computador é, assim, uma ferramenta que é cada vez mais utilizada no método de ensino - aprendizagem nas escolas tendo o seu uso muitos benefícios, quando bem utilizado.
Referências Bibliográficas:
Valente, J.A. (2000), Diferentes usos do computador na educação
Actualmente, a sua utilização na educação aponta para uma nova direcção, onde este deixa de se apresentar não apenas como uma “máquina de ensinar”, mas sim como um novo meio educacional, através do qual o aluno também pode aprender.
Dentro do contexto de sala de aula a sua utilização deve ser diversificada e feita tanto pelo professor como pelo aluno. Desta maneira, o aluno exercita a capacidade de procurar, seleccionar e usar a informação, contribuindo assim para o seu processo de desenvolvimento intelectual.
No que se refere ao docente, este poderá utilizar o computador com diferentes fins, tendo em vista a inovação pedagógica no método de ensino, complementando-o e aperfeiçoando-o. Para tal, o professor poderá recorrer ao computador para apresentar conteúdos pedagógicos, através de pequenas apresentações, vídeo jogos didácticos, entre outros. Por outro lado, o professor pode também proporcionar aos alunos uma exploração auto-dirigida, ou seja, em vez do professor optar por uma instrução directa faz com que o aluno aprenda por ele mesmo. Para tal, o aluno, utilizando o computador pode procurar informação, imagens, pequenos vídeos que o ajudem a interpretar os conhecimentos abordados em aula, como também descobrir coisas novas a partir dos mesmos conhecimentos.
O computador é, assim, uma ferramenta que é cada vez mais utilizada no método de ensino - aprendizagem nas escolas tendo o seu uso muitos benefícios, quando bem utilizado.
Referências Bibliográficas:
Valente, J.A. (2000), Diferentes usos do computador na educação
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