segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Como é que as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) se relacionam com inovação Pedagógica?

Segundo Thomas Kuhn, paradigma define-se como conjunto de conceitos, valores, concepções e práticas partilhadas por uma comunidade, baseando-se na forma como essa comunidade vive.
Se tivermos em conta que a inovação pedagógica está intimamente ligada à queda do ensino tradicional, podemos dizer que uma das maiores inovações pedagógicas foi o aparecimento da imprensa, em que os livros passaram a ser portáteis de acesso fácil; a outra dá-se com o aparecimento das TIC, transformando o mundo numa aldeia global e abrindo caminho ao aparecimento de um novo Paradigma, que centra a actividade no aluno e onde o enfoque é o construcionismo.
É com Seymor Papert, através do uso da linguagem LOGO, que surge uma ideia inovadora: o construtivismo em acção, cujo grande objectivo é produzir uma melhor aprendizagem com menos ensino. Os professores devem criar ambientes adequados na aprendizagem, onde cada indivíduo tem o seu próprio estilo de aprender, onde o computador fornece uma oportunidade de aprender sozinho e onde os erros são a melhor forma de aprender, pois permitem pensar porque se errou e tentar resolver o problema.
Papert propunha, através do LOGO, a mudança de Paradigma educacional, do paradigma instrucionista para um novo: o Paradigma construcionista. Este novo paradigma enfatiza a descoberta e a aprendizagem, não só dentro da escola como fora dela, pois “Ninguém ignora que as escolas já não são os únicos, nem sequer os mais importantes centros de distribuição de conhecimento, não podendo rivalizar com a quantidade de informação que reside no seu exterior e a que se pode aceder com crescente facilidade” (Sousa e Fino, 2001:8).


Bibliografia
Sousa, Jesus Maria; Fino, Carlos Nogueira (2001), As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional

Elaborado por: Ana Luisa Caires e Luisa Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário