segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O que é o scratch?

O scratch é uma linguagem gráfica de programação, inspirada no Logo. Permite a criação de histórias, animações, simulações, jogos e músicas, que podem ser partilhadas nas páginas Web – rede colaborativa de utilizadores. Assim, é possível conhecer projectos feitos por outras pessoas. Este abre as portas da programação a qualquer pessoa.
A criação do scratch teve como objectivo o desenvolvimento de uma comunidade online e uma cultura de partilha entre os seus utilizadores. Foi concebido e desenvolvido para promover um contexto propício ao desenvolvimento da fluência tecnológica nos jovens. É ideal para pessoas que estão começando a programar e foi desenvolvida para ajudar crianças acima de oito anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais, estimulando a aprendizagem cooperativa. Pode ser utilizado nos mais variados lugares: escola, aulas, casa, família, clubes, entre outros.
É necessário construir ferramentas tecnológicas que confiram poder e responsabilidade às crianças para que, de consumidores passivos de tecnologias, passem a ser autores criativos dos seus próprios projectos. Deste modo, o scratch, combinado com outras ferramentas e integrado numa experiência de aprendizagem com significado, entrelaçando escola e família pode fazer a diferença.
O scratch serve como inspiração. “(…) as pessoas constroem conhecimento novo especialmente bem quando se envolvem na construção de coisas do mundo… com significado pessoal, ou para outros à sua volta.” (Seymor Pappert)
O SAPOScratch é um programa educacional e inovador, que permite exercitar a criatividade e o raciocínio científico, lógico e matemático, ao disponibilizar ferramentas de programação informática simplificadas, com base nas quais podem ser desenvolvidos projectos. Os projectos são desenvolvidos offline através de uma aplicação e o site permite partilhar, aprender e tirar dúvidas com a comunidade de utilizadores. O Scratch é uma ferramenta de aprendizagem que permite que utilizadores a partir do primeiro ciclo desenvolvam competências de forma interactiva e lúdica, constituindo por isso um poderoso contributo para o desenvolvimento educacional das novas gerações suportado no acesso a novas tecnologias.



Referências Bibliográficas:
PTC (2010). Sapo Kids. Retirado a 8 de Dezembro de 2010, de http://kids.sapo.pt/scratch, 2010.

SlideShare (2010). Scratch…aprender mais e melhor construindo e partilhando. Retirado a 8 de Dezembro de 2010, de http://www.slideshare.net/3zamar/apresentao-scratch-day-fpce-09.

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (n.d.). Explorar o Scratch. Retirado a 8 de Dezembro de 2010, de http://nonio.fc.ul.pt/recursos/scratch/index.htm.

MARQUES, T. (2010). Matemática, Tecnologias e competências transversais: o Scratch ajuda?. Retirado a 8 de Dezembro de 2010, de http://www.slideshare.net/pfcmesips/matemtica-tecnologias-e-competncias-transversais-o-scratch-ajuda-teresa-marques-formadora-do-pfcm-eb-23-de-azeito.

SILVA, T. & SANTOS, M. (2008). Explorando o Scratch. Retirado a 8 de Dezembro de 2010, de http://www.slideshare.net/mtsilva/scratch-em-santarem


Scrath realizado pelo grupo, “Pintinhas”:

http://kids.sapo.pt/scratch/projects/Rafaela_Vania/2064

Sem comentários:

Enviar um comentário