segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Como é que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão relacionadas com a inovação pedagógica?

Inovar implica roturas qualitativas nas práticas pedagógicas (ver nota 1) que compreendem sempre uma colisão com as práticas tradicionais, mesmo que temporária. A inovação pressupõe uma descontinuidade, a criação de contextos de aprendizagem fora do comum relativamente ao que é vulgar. Cardoso (1992) defende que a inovação constitui então uma mudança consciente que tem em vista um aperfeiçoamento da acção pedagógica.
No seu livro The Children´s Machine: Rethinking schools in the age of computer (1993), Papert defende que um professor construcionista fomenta uma grande aprendizagem com pouco ensino. Defende também o ensino centrado no aluno e não no professor.
A inovação é então a abertura para o nascimento de novas culturas, mesmo que sejam estranhas aos mais tradicionais. Implica um processo de reflexão e criatividade, é um processo de dentro correndo sempre o risco de embater contra o currículo. Se a inovação não fosse heterodoxa, não era inovação (ver nota 1).
Hoje em dia, a escola já não é o centro da informação/conhecimento. Devido ao desenvolvimento tecnológico ninguém precisa recorrer a ela para ter acesso às fontes de informação (ver nota 1). A informação é tanta que não cabe numa biblioteca ou na mente de um professor.
As TIC relacionam-se com a inovação pedagógica através dos computadores e (…) seus periféricos (ver nota 2), que são os meios essenciais para a recolha e partilha de informação. Aqui o tempo e a distância deixam de ter significado.
Ainda assim, as TIC não substituem os meios tradicionais, chegando mesmo a acentuar a sua importância (exemplo: leitura e escrita). A iniciação às TIC começa no Jardim de Infância, na escola surge a necessidade de desenvolver nos alunos competências para trabalhar e comunicar e a Informática passa então a existir nos currículos. A presença das TIC tornou-se indispensável no tratamento da informação e do texto, na organização dos dados, construção de tabelas (…) e na resolução de cálculos (ver nota 2). Sabendo-se que as crianças sentem um fascínio pelo computador, esse facto deve ser aproveitado para dar lugar a uma escola dinâmica.
Referências Bibliográficas:

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